segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

No mundo das banda sonoras...

Enquanto não gravamos o #100 programa, deixamo-vos as notícias mais recentes do mundo dos filmes e das músicas que os acompanham.

Radiohead em The Island President

Os Radiohead, que vão estar em Portugal no próximo Verão, contribuiram com 14 músicas para a banda sonora do documentário "The Island President". O filme retrata a história de Nasheed, o líder das Maldivas, e as alterações climáricas que estão a acontecer neste país. Músicas da banda norte-americana como "Idioteque", "Everything In Its Right Place" e "How To Disappear Completely" podem ser ouvidas ao longo do documentário. Mais informação, no site do documentário.

Jónsi de Sigur Rós em We Bought a Zoo

O vocalista da banda islandesa Sigur Rós, Jónsi, é o responsável pela banda sonora do filme We Bought a Zoo, de Cameron Crowe. O álbum terá dois temas originais e músicas gravadas originalmente para o disco a solo de Jónsi. O filme protagonizado por Scarlett Johansson e Matt Damon estreia a 22 de Março nos Estados Unidos e conta a história de uma família recém-intalada no sul da Califórnica que renova e reabre um jardim zoológico.

Air lançam o álbum Le Voyage Dans La Lune

A banda francesa lançou o álbum "La Voyage Dans La Lune", inspirado no filme homónimo de Georges Méliès (1902). Os Air criaram inicialmente uma banda sonora para esta curta-metragem de 14 minutos, mas acabaram por criar material suficiente para lançar um álbum. "Le Voyage Dans La Lune" tem uma edição limitada de 70.000 cópias e é acompanhado de um DVD com o filme original. Victoria Legrand (Beach House) a Au Revoir Simone fazem colaborações especiais para o álbum.

O Artista já estreou em Portugal

O filme "O Artista" de Michel Hazanavicius estreou nas salas de cinema nacionais a 2 de Fevereiro. O filme mudo e a preto e branco fez sucesso nos Globos de Ouro, onde arrecadou três estatuetas, incluindo a de Melhor Banda Sonora. Na ausência de diálogo, as composições de Ludovic Bource acompanham-nos ao longo de todo o filme. A produção francesa tem agora 10 nomeações para os Oscars, incluindo as categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

24 Hour Party People


Venham connosco conhecer o mítico Tony Wilson, o apresentador de programas musicais que fundou a editora Factory Records e deu a conhecer ao mundo a música post-punk de Manchester. Através dele, chegou-nos a música de Joy Division, New Order e Happy Mondays.

Tudo começa quando o editor assiste a um concerto dos então desconhecidos Sex Pistols e decide levá-los ao seu programa. A partir da daí, Tony vai dando a conhecer ao público várias bandas de Manchester, até que decide criar a sua própria editora. O sucesso é tal que investe também num enorme espaço, o Hacienda Club. No entanto, em 1980 os Joy Division terminam depois da morte de Ian Curtis e o punk está a passar de moda. Tony Wilson não sabe o que fazer com o espaço e está quase na falência.

24 Hour Party People (2002) é a história da rápida evolução musical de Manchester, partindo em 1976 com a formação dos Joy Division e indo até ao sucesso dos New Order e a junção da música electro com o rock nos anos 80. Um filme realizado por Michael Winterbottom, escrito por Frank Cottrell Boyce e que conta com Steve Coogan no papel de Tony Wilson, o protagonista que também se dirige à câmera para fazer comentários ao longo das cenas.


Na banda sonora, como não poderia deixar de ser, estão os Joy Division, New Order, Happy Mondays e os Sex Pistols com as suas músicas mais conhecidas.

Este é um programa especial do Sétimo Som, um regresso à rádio com muita conversa e com a participação de Rute Correia, autora do programa Marca Branca na Rádio Zero. Oiçam-nos no próximo sábado às 19h00 ou terça às 11h00 na Rádio Zero. Mais tarde, o programa estará também disponível em podcast, como é hábito.