sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Public Enemies

Ele foi o mais procurado, mas também o mais famoso bandido americano de todos os tempos. Assaltou mais de 20 bancos e 4 esquadras da polícia. Fugiu duas vezes da prisão. Fez centenas de capas de jornais. John Dillinger é uma estrela, e os seus buddys não lhe ficam atrás.

Nomes como John Dillinger, "Baby Face" Nelson ou "Pretty Boy" Floyd estão na lista dos Inimigos Públicos da América pós-depressão. Vistos como uma espécie de Robin Hood do século XX (os bancos eram culpados pela Crise), rapidamente tornaram-se o pesadelo do ainda incipiente FBI e os ídolos da população.



O filme de Michael Mann dá-nos uma perspectiva emocionante, sem ser demasiado biográfica, cheia de acção (com tiroteios verdadeiramente a la Tarantino), captando um momento da história em que os heróis e os vilões não tinham papéis assim tão lineares. Johnny Depp interpreta um Dillinger com muito charme e boas intenções, apaixonado por Billy, a personagem de Marion Cotillard.

Também Christian Bale interpreta um papel, neste caso de detective Melvin Purvis, que tem como missão encontrar um Dillinger que parece escapar-lhe facilmente das mãos. E, como acontece muitas vezes nestes jogos polícia-ladrão, o criminoso acaba por exercer um certo fascínio sobre o detective.

Ninguém melhor para um ambiente de pós-depressão do que Billie Holiday com a sua voz quente e rouca, perfeita para um bar fumarento da década de 30. Também podemos contar com Otis Taylor e mesmo Diana Krall, que tem um pequeno cameo no filme.

Já sabem - estamos à vossa espera no próximo Sábado dia 26 na Rádio Zero.

Obrigatório ouvir em directo. Mas se perderem...


Sem comentários: