segunda-feira, 31 de outubro de 2011

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Scott Pilgrim vs. The World


Baseado na BD assinada por Bryan Lee O'Malley, Scott Pilgrim vs. The World apresenta-nos um herói muito pouco convencional, interpretado por Michael Cera (who else?!), que enfrenta os mais incomuns inimigos para conquistar a rapariga dos seus sonhos.

Trata-se de um verdadeiro elogio ao universo nerd - leiam mais na crítica escrita pelo Francisco Valente no Ípsilon - suportado musicalmente por dois nomes grandes da cena indie: Beck e Broken Social Scene. Há também Rolling Stones, Metric e Frank Black para ouvir, entre outros.

Não percam a emissão deste sábado, às 17h na Douro FM e às 19h na Rádio Zero. No domingo podem também ouvir o programa na Rádio AntenaWeb, às 18h.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

127 Hours


Aron Ralston (James Franco) é, nas horas vagas, um montanhista que vive para a adrenalina da descoberta de novos e inóspitos lugares. Numa das suas jornadas, Ralston acaba por ficar preso num desfiladeiro, tendo consigo escassos mantimentos, uma câmara de vídeo e o seu equipamento de escalada. A luta pela sobrevivência prolonga-se por 127 horas, terminando apenas quando o montanhista decide amputar o seu próprio braço para poder escapar do desfiladeiro e procurar ajuda.

Danny Boyle é o realizador responsável por levar esta história verídica ao grande ecrã. Tal como em Slumdog Millionaire, os temas instrumentais da banda sonora são assinados pelo músico A. R. Rahman. No filme ouvem-se ainda Bill Withers, Esther Philips e Sigur Rós, entre outros.

Ouçam a emissão este sábado, às 17h na Douro FM e às 19h na Rádio Zero. Aos domingos, o programa é transmitido na Rádio AntenaWeb.

sábado, 30 de abril de 2011

The Boat That Rocked


Os anos 60 foram a época de ouro para as rádios pirata no Reino Unido. Ao contrário da conservadora BBC, estas estações davam aos ouvintes aquilo que eles queriam ouvir: puro rock'n'roll. Com locutores carismáticos, Radio Rock é uma das rádios piratas mais ouvidas no país e um dos principais alvos do governo, que quer acabar com esta "praga". Emitindo a partir de um barco situado em águas internacionais, a emissão é levada a cabo 24 horas por dia pelo The Count, Dave, Gavin, entre outras estrelas da rádio.

Entretanto, Quentin (o líder da rádio) deixa entrar um novo elemento na embarcação: enviado pela mãe, Carl, de 17 anos, vem passar uma temporada à rádio. Vindo de um colégio conservador de rapazes, Radio Rock é um novo mundo a que ele se adapta rapidamente.


A decorrer em 1966, The Boat That Rocked (2009) ou Pirate Radio (titulo adaptado nos EUA) é uma comédia com muita música da época: Beach Boys, The Who, The Kinks, Paul Jones, The Turtles, entre outros. Realizado e escrito por Richard Curtis (responsável também pelo argumento de Notting Hill, Love Actually e Four Weddings and A Funeral), conta com Philip Seymour Hoffman, Bill Nighy, Rhys Ifans, Nick Frost e Kenneth Branagh no elenco.

Um filme que vale a pena ver - apesar de ter sido um fiasco nas salas de cinema - e é a próxima banda sonora no Sétimo Som. Este sábado, pelas 17h na Douro Fm e pelas 19h na Rádio Zero. Domingo, pelas 18h na AntenaWeb.

sábado, 2 de abril de 2011

Blue Valentine


Blue Valentine é a história da relação entre Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams), contada a dois tempos: o eminente fim do seu casamento contrasta com a irreverência da sua juventude passada e a entrega ao amor.

Esta história não é nova e já foi contada no cinema variadíssimas vezes; o que torna este filme especial é a forma crua como é representada a decadência de um relacionamento, graças ao excelente trabalho do realizador Derek Cianfrance.

A banda sonora serve que nem uma luva: maioritariamente composta por temas dos Grizzly Bear, inclui também "You and Me", de Penny & the Quarters, que vem justificar o subtítulo dado ao filme na tradução portuguesa - "Só Tu e Eu".

Ouçam-nos este sábado a partir das 17h na DouroFM e às 19h na Rádio Zero. No domingo, o programa passa ainda na rádio AntenaWeb, às 18h.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Nova Vaga no Sétimo Som


Esta semana tivemos um convidado reincidente - Francisco Valente veio falar-nos sobre os ídolos da Nouvelle Vague francesa, nomeadamente aquele que tem sido mais homenageado no último mês em Lisboa: Jean-Luc Godard.

Conversámos sobre a música que acompanha os seus filmes, sobre o seu papel na Nova Vaga francesa, sobre a sua amizade e zangas com Truffaut, ainda com tempo para falar sobre o ciclo da Cinemateca e o novo documentário "Os 2 da Nova Vaga". (Podem ler aqui a crítica do Francisco no Ípsilon).

Juntem-se a nós neste programa e garantimo-vos que vão ficar colados até ao final, porque o Francisco tem aquela rara capacidade de nunca nos aborrecer. Sábado às 17h na DouroFm, às 19h na Rádio Zero e ainda às 18h nas tardes domingueiras da AntenaWeb.

quarta-feira, 2 de março de 2011

The Kids Are All Right



Neste filme é difícil perceber quem são os "miúdos" - se os adolescentes, se os adultos. Nic (Annette Bening) e Jules (Julianne Moore) são um casal de lésbicas com dois filhos, Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson). Estes decidem conhecer o seu dador de esperma, Paul (Mark Ruffalo), em quem vêem um amigo e não uma figura paternal.

À medida que Paul se vai envolvendo cada vez mais com esta família pouco convencional, semeiam-se discórdias e paixões inesperadas.

Nomeado para o Óscar de Melhor Filme, este filme realizado por Lisa Cholodenko tem também uma excelente banda sonora, onde se destacam David Bowie, Joni Mitchell e os mais contemporâneos Deerhoof e Little Dragon.

Ouçam-nos este sábado às 17h na Douro FM e às 19h na Rádio Zero. Ao domingo o programa pode também ser ouvido na rádio AntenaWeb, às 18h.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Somewhere


Depois de The Virgin Suicides, Lost in Translation e Marie Antoinette, Somewhere (2010) é a quarta longa-metragem de Sofia Coppola, a realizadora filha de Francis Ford Coppola e prima de Nicolas Cage.

O argumento, escrito também pela realizadora, conta-nos a estória de Johnny Marco (Stephen Dorff), um actor que aparentemente tem tudo o que um homem possa desejar: liberdade, dinheiro, mulheres e fama. No entanto, o actor vive uma vida vazia em que nem os momentos que passa com a filha conseguem dar algum sentido à sua existência. Elle Fanning, a irmã de Dakota Fanning, é a actriz que interpreta a pequena Cleo de onze anos que faz visitas exporádicas ao pai, mostrando que a família Fanning ainda dará cartas no cinema nas próximas décadas.

Quanto ao filme, ganhou o Leão de Ouro no 67º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Nós por cá, achámos que o ritmo do enredo estava lento demais para o nosso gosto...



E, mais uma vez, Coppola traz-nos uma excelente banda sonora. Não é por acaso que este é o seu quarto filme a passar no Sétimo Som. Julian Casablancas, Foo Fighters, The Police e Phoenix são alguns dos nomes que estarão presentes no próximo programa. Sábado pelas 17h na Douro Fm e pelas 19h na Rádio Zero. E também no domingo, pelas 18h, na Rádio AntenaWeb.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Eat, Pray, Love


Não são os novos mandamentos, mas as locutoras do Sétimo Som não teriam qualquer dificuldade em adoptá-los: Eat, Pray, Love é a história verídica de Elizabeth Gilbert (Julia Roberts) - primeiro contada em livro e só depois exibida nos cinemas -, uma escritora a quem, aparentemente, nada falta. Mas um casamento feliz, uma carreira bem sucedida e uma vida social recheada não a impediram de partir à aventura.

Elizabeth embarca numa viagem de um ano, com paragens em Itália, Índia e Bali - país onde regressa para reencontrar o seu mestre espiritual e descobrir o amor com Felipe (Javier Bardem) - como te entendemos, Julia Roberts...

A acompanhar as paisagens fabulosas deste filme de Ryan Murphy está uma banda sonora não menos apelativa, desde a bossa nova de Bebel Gilberto à soul de Marvin Gaye e dos Sly & The Family Stone.

Ouçam tudo na emissão deste sábado, às 17h na Douro FM e às 19h na Rádio Zero. O podcast, como sempre, está aqui.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Reservoir Dogs


Nos idos de 1992, um geek que dava largas à sua paixão pelo cinema atrás do balcão de um videoclube deu-se a conhecer ao mundo. E nada voltou a ser o mesmo. Reservoir Dogs - ou, em português "Cães Danados" - foi o filme de estreia de um realizador que ainda não desiludiu ninguém (ou, pelo menos, não as locutoras deste humilde programa).

E tudo começa à mesa de um típico diner americano, com um debate em torno do verdadeiro significado da música "Like a Virgin", de Madonna. Mr. Pink (Steve Buscemi), Mr. Blue (Edward Bunker), Mr. White (Harvey Keitel), Mr. Blonde (Michael Madsen), Mr. Brown (o próprio Tarantino) e Mr. Orange (Tim Roth) mal sabiam no que se estavam a meter. Quando são recebidos pela polícia na joalharia que planeavam assaltar, imediatamente percebem que brincar aos ladrões nem sempre compensa.

A banda sonora deste filme é, também ela, um cheirinho da saudável loucura a que Tarantino nos iria habituar; não só um cinéfilo inveterado como um melómano assumido, o realizador reúne aqui temas clássicos dos anos 70 - "Hooked on a Feeling", dos Blue Swede, e "Little Green Bag", de George Baker, são alguns exemplos.

Já vos demos todas as razões e mais algumas para ouvirem a próxima emissão. Este sábado, sintonizem-se na rádio Douro FM, às 17h00, ou à Rádio Zero, às 19h00, não vos vá apetecer uma dose dupla de insanidade.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Numa próxima banda sonora...

Enquanto não existe mais um novo programa (é verdade, agora somos quinzenais), deixamo-vos dois updates de descobertas que fizemos anteriormente. Pode ser que no futuro as bandas sonoras completas destes filmes passem pelo Sétimo Som. E, já sabem, as vossas sugestões são sempre bem-vindas: basta deixarem-nos um comentário aqui no blogue.

My Own Love Song (2010)

Já tinham ouvido a Renée Zellweger cantar? Nem se safa assim tão mal e a banda sonora conta com muita música original do Bob Dylan.



Simon Werner a Disparu (2010)

Já tínhamos dito anteriormente que os Sonic Youth andavam a fazer uma banda sonora para um filme francês. Ora muito bem, o filme é de Fabrice Gobert e este é o primeiro cheirinho da banda sonora instrumental composta pela banda norte-americana.




Boa semana!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Me and You and Everyone We Know

Nos subúrbios de Los Angeles um vendedor de calçado lida com o seu divórcio e a criação dos seus filhos. Na mesma cidade, uma artista usa as suas performances para se aproximar das pessoas. Richard (John Hawkes) e Christine (Miranda July) conhecem-se e tornam-se cada vez mais próximos. Mas esta não é a única estória que acontece em Me and You and Everyone We Know (2005). O filme de Miranda July - que é também a protagonista - toca vários relacionamentos que acontecem à volta deste casal e mostra como cada pequena acção que temos pode afectar o mundo à nossa volta...

O filme ganhou a "Caméra d'Or" no Festival de Cannes. A banda sonora está a cargo de Michael Andrews, mas conta também com Spiritualized, Virginia Astley e Cody Chestnutt.

No próximo sábado, às 17h na Douro Fm e às 19h na Rádio Zero. E também no domingo, pelas 18h, na Rádio AntenaWeb. Sintonizem-se!