segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

24 Hour Party People


Venham connosco conhecer o mítico Tony Wilson, o apresentador de programas musicais que fundou a editora Factory Records e deu a conhecer ao mundo a música post-punk de Manchester. Através dele, chegou-nos a música de Joy Division, New Order e Happy Mondays.

Tudo começa quando o editor assiste a um concerto dos então desconhecidos Sex Pistols e decide levá-los ao seu programa. A partir da daí, Tony vai dando a conhecer ao público várias bandas de Manchester, até que decide criar a sua própria editora. O sucesso é tal que investe também num enorme espaço, o Hacienda Club. No entanto, em 1980 os Joy Division terminam depois da morte de Ian Curtis e o punk está a passar de moda. Tony Wilson não sabe o que fazer com o espaço e está quase na falência.

24 Hour Party People (2002) é a história da rápida evolução musical de Manchester, partindo em 1976 com a formação dos Joy Division e indo até ao sucesso dos New Order e a junção da música electro com o rock nos anos 80. Um filme realizado por Michael Winterbottom, escrito por Frank Cottrell Boyce e que conta com Steve Coogan no papel de Tony Wilson, o protagonista que também se dirige à câmera para fazer comentários ao longo das cenas.


Na banda sonora, como não poderia deixar de ser, estão os Joy Division, New Order, Happy Mondays e os Sex Pistols com as suas músicas mais conhecidas.

Este é um programa especial do Sétimo Som, um regresso à rádio com muita conversa e com a participação de Rute Correia, autora do programa Marca Branca na Rádio Zero. Oiçam-nos no próximo sábado às 19h00 ou terça às 11h00 na Rádio Zero. Mais tarde, o programa estará também disponível em podcast, como é hábito.

Sem comentários: