domingo, 31 de maio de 2009
Mais podcasts
40 - Palermo Shooting
39 - Fados
38 - Death Proof
37 - Rocknrolla
36 - Slumdog Millionaire
35 - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
34 - Once
33 - Especial: Aniversário Rádio Zero
32 - In The Mood For Love
31 - Wicker Park
30 - The Holiday
29 - How To Lose Friends And Alienate People
28 - Cloverfield
Para programas mais antigos, procurem aqui, onde estão arquivados todos no site da Rádio Zero. Ou mais fácil: venham a este post.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Les Chansons d'Amour
Mas os ventos por vezes não correm de feição e Julie, que começa a sentir-se mal no concerto, acaba por morrer de ataque cardíaco. O seu desaparecimento deixa Ismaël devastado e a sua relação com Alice aproxima-se mais de Gwendal. Este apresenta-os a Erwann, o seu irmão, e a sua relação com a história é algo que só vão saber quando virem o filme.
Les Chansons d'Amour é um musical composto por três partes: "Le départ" (a partida) , "La absence" (a ausência) e "Le retour" (o retorno). São os próprios actores que cantam as músicas, mas Louis Garrel (Ismaël) é quem tem mais protagonismo. Clotilde Hesme (Alice), Ludivine Saugnier (Julie) e Grégoire Leprince-Ringuet (Erwann) também têm a sua participação nas canções de amor.
Christophe Honoré é o realizador deste filme de 2007 e, como não podia deixar de ser, foi Alex Beaupain que compôs todos os temas desta banda sonora que passaremos integralmente no programa desta semana, dia 30 de Maio. Podem ouvi-lo em directo na Rádio Zero às 19h, ou às 17h na DouroFm.
O podcast estará disponível a partir dessa altura aqui.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Palermo Shooting
Sétimo Som em terras nortenhas
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Fados
Carlos Saura criou o seu Fados em 2007, depois de realizar dois filmes sobre as danças urbanas: "Flamenco" em 1995 e "Tango" em 1998.
Um filme sobre a música, em que esta se sobrepõe sobre qualquer enredo, sobre qualquer montagem ou espaço fílmico. A imagem deste filme vive só na medida em que serve a própria música.
Os cenários são espectáculos de cor e luz. São como o pano de fundo que acompanha os cantores provenientes dos quatro cantos do mundo (ou não fosse o Fado apreciado de uma forma cada vez mais global - lembram-se da japonesa que cantava fado?), dos quais não muitos são "especialistas" do Fado. A ideia era explorar este estilo musical tão característico da cultura portuguesa na suas formas mais diversas e nas vozes mais distintas.
Nomes como o de Mariza ou Camané não poderiam deixar de estar presentes. No entanto, é uma longa metragem que prima pela diversidade. É por isso que, apesar de ser Carlos do Carmo o assessor musical de Fados, temos Caetano Veloso, Chico Buarque, Lila Downs, Lura e muitos outros a contribuirem com versões de fados tradicionais para o filme de Carlos Saura.
Com a canção original "Fado da Saudade", Fernando Pinto de Amaral e Carlos Do Carmo levaram para casa (cada um para a sua) o prémio Goya. Deste filme, que tão aplaudido foi pela sua inconfundível estética, quase documental, e pela sua representação da cultura portuguesa em toda a sua extensão global, retirámos-lhe a sua essência - a música. Fica-vos para ouvir um programa com todas as canções que viram no filme, desta vez sem espectáculo, na sua pureza. Dia 9 de Maio, na Rádio Zero, às 19h, com repetição dia 14 de Maio às 2h.
E, como sempre, o podcast para ouvir depois.