quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pare, Escute, Olhe

No próximo programa temos o nosso segundo convidado: Jorge Pelicano, realizador do documentário Pare, Escute, Olhe. Já tínhamos falado dele aqui.

O fim anunciado dos comboios do Tua está a chegar, mas este é um documentário de resistência: daqueles que ficaram para trás, os transmontanos esquecidos no Vale do Tua, perto de Mirandela. Há o Tia Abílio que vive numa antiga estação da CP, na Ribeirinha, e a velhota que espera pelo condutor do comboio para lhe trazer os medicamentos. Há o roubo dos comboios, em Bragança, na calada de uma noite em 1992. Há a visita dos políticos à região com palavras indiscretas e um contrato selado para a construção de uma barragem da EDP.

Um documentário que conta histórias de que já não nos lembramos, histórias que não ouvimos há muito tempo.

Em exibição no Cinema City de Alvalade, nas Amoreiras e no Parque Nascente em Gondomar.

A banda sonora é da autoria de Frankie Chavez (nova promessa da música portuguesa que tem um álbum disponível para download gratuito no site da Optimus Discos) e Manuel Faria, ex-teclista dos Trovante.

Em estúdio, temos Jorge Pelicano que nos explica toda o caso do Tua e que nos obrigou a parar, escutar e ohar. O site no filme aqui. Conheçam também o Movimento Cívico pela Linha do Tua.

Sábado às 17h na Douro Fm e às 19h na Rádio Zero. Depois, em podcast.

Sem comentários: