terça-feira, 7 de julho de 2009

I Am Sam

Lucy: Daddy, did God made for you to be like this or was it an accident?
Sam: Ok, what do you mean?
Lucy: I mean you're different.
Sam: But what do you mean?
Lucy: You're not like other daddies.


A deficiência mental de Sam faz com que ele seja um pai diferente dos outros. Apesar de ser o único que é capaz de ir com a filha brincar no parque, as suas capacidades intelectuais deixam-no ficar atrás da filha de 7 anos.

Apesar de ser um pai dedicado e carinhoso, com ajuda de vários amigos para tratar da filha Lucy, a assistência social considera que as dificuldades psicológicas de Sam o impedem de ter a custódia da filha e entregam-na a uma família de acolhimento.

Desesperado, Sam procura uma advogada. Rita, uma mulher cheia de sucesso, é vista como o tubarão da advocacia. Para provar aos seus colegas o contrário, aceita o caso de Sam pro bono para ajudá-lo a recuperar a filha.

Rapidamente, descobrimos que a vida de Rita é menos perfeita do que parece à primeira vista, nomeadamente devido a uma relação difícil que esta mantém com o filho. O caminho que percorre com Sam tem o papel de a fazer dar muito mais importância às relações humanas e menos à sua vida profissional.


I am Sam é um filme cheio de simplicidade, emocionante e sincero. Sean Penn mergulha a fundo na personagem de Sam, sem a tornar ridícula, e Dakota Fanning mostra pela primeira vez o seu talento como (muito) jovem actriz. Mas não se fica por aí.

Uma banda sonora excelente completa o quadro de I am Sam , uma ideia concebida por Sean Penn que queria compor o guião musical deste filme com músicas dos Beatles. Felizmente, os direitos das músicas (que pertenciam a Michael Jackson) chegavam a valores impossíveis, e a solução foi pedir a artistas como Nick Cave, Eddie Vedder, Ben Harper ou Rufus Wainwright que fizessem versões da banda. O resultado é uma mistura de vários estilos diferentes unidas pelo som de uma das maiores bandas pop.

Para ouvir em podcast, o programa que passou na Rádio Zero e na Rádio Douro Fm. A não perder.

Sem comentários: