quinta-feira, 1 de maio de 2008

I'm Not There


«I accept caos... I don't know wether it accepts me.»

O novo filme de Todd Haynes, que já nos tinha chamado à atenção com Velvet Goldmine, chama-se I'm Not There e, para aqueles que andam mais a leste, é sobre Bob Dylan, decomposto em seis personagens independentes que aludem a seis fases da sua vida. Christian Bale (que também já tinha participado em Velvet Goldmine), Cate Blanchett, Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Heath Ledger e Ben Whishaw são partes de Dylan que não podem ser somadas (ou compartimentadas!) de ânimo leve.

Apesar da falta de estatuetas douradas, a grande representação de Cate Blanchett salta à vista: o Jude Quinn dela é o Dylan acabado de chegar ao country, que deixa as canções de intervenção de lado. Mas todos os actores funcionam bem: Christian Bale é Jack Rollins, cantor folk de sucesso que mais tarde se torna religioso; Marcus Carl Franklin é Woody Guthrie, um rapaz de 11 anos que não larga a guitarra; Richard Gere é um isolado, saído de um filme western; Heath Ledger é Robbie Clark, um actor com problemas no divórcio; e Ben Whishaw é Rimbaud, poeta de eleição de Dylan que apenas conhecemos através de uma sala de interrogatório. Todos eles são Dylan, nenhum o resume.


A banda sonora original de I'm Not There é composta por dois álbuns que fazem um total de 34 músicas, em que apenas uma tem a voz de Bob Dylan. Apesar da maior parte das músicas não aparecer no filme, em que são preferidas as do próprio Dylan, a banda sonora continua a ser importante; é aliás um complemento indispensável. Trata-se de versões de hoje de músicas de Dylan feitas por nomes muito conhecidos entre nós: Cat Power, Jack Johnson, Sufjan Stevens, Eddie Vedder, Sonic Youth, Stephen Malkmus, Willie Nelson, Yo La Tengo, entre outros.

Para tudo isto ouvirem, sintonizem-se na Rádio Zero, sábado às 19. Mais tarde, aqui.

«I think that Dylan’s luckier than a lot of people because he allows himself to reject himself, he allows himself to reject who he was yesterday. That is hard for people to do, but ultimately Dylan is confronted with the same human failings and romantic disappointments and frustrations that everybody does experience.»
Todd Haynes

3 comentários:

João G. disse...

tenho uma sugestão, falem do filme "New York New York" do Martin Scorsese. Em termos musicais é mesmo muito bom. Vejam!

Anónimo disse...

Parece q sou o Woodie Guthrie ^^ eheheh

Beijinho e espero pelas 19h ;)

António M. Silva disse...

O filme ainda não vi, mas a banda-sonora é a melhor dos últimos 10 anos, sem sombra de dúvidas :) só grandes canções, o Dylan é um senhor :) Espero pelas 19h (ou pelo podcast)